Palestra 157- Infinitas Possibilidades de Experiências Prejudicadas pela Dependência Emocional

Palestra 157- Infinitas Possibilidades de Experiências Prejudicadas pela Dependência Emocional

Lazo-que-se-rompe

O que realmente você imagina sobre as possibilidades para sua vida?

A criação é infinita em suas possibilidades e o nosso potencial para perceber essas infinitas possibilidades de felicidade está no âmago do nosso ser. Tudo pode ser descoberto agora mesmo, imediatamente, se e quando as obstruções específicas são eliminadas. Antes de podermos criar novas possibilidades, é necessário primeiro aprendermos a aplicar as leis da criação às áreas problemáticas. Se a vida parece limitada, é porque estamos convencidos de que deve ser assim. Não podemos trazer à vida o que não podemos imaginar. Sonhar acordado de forma desejosa, resignada, substituindo a chata realidade pela fantasia não é em absoluto o que se quer dizer aqui.

OBSTÁCULOS A UMA VIDA PLENA

1. MOTIVAÇÃO NEGATIVA – Quado empregamos a maior parte de nossas energias para nos defendermos de possíveis experiências negativas. Quanto menos nos percebermos como responsáveis pelos sentimentos negativos que ainda possuimos, bem como a respeito do nosso direito e capacidade para criar felicidade, mais deveremos viver com medo.

2. CONCEPÇÕES ERRÔNEAS NA MENTE INCONSCIENTE – Ex: “Não é possível ser realmente feliz! A vida do homem é muito limitada. A felicidade, o prazer e o êxtase são objetivos frívolos, egoístas que uma pessoa verdadeiramente espiritual deve abandonar em favor de seu desenvolvimento espiritual, que deve consistir de sacrifício e renúncia”.

Na mente consciente, o homem ignora o fato de que nele existe uma criança chorosa, exigente, raivosa e impotente. Mas no nível inconsciente onde a criança interior existe, não sabemos que crescemos e que não precisamos mais da permissão dos pais, ou, ainda mais, dos pais (substitutos) como fonte de prazer e de vida. Assim, sempre que se segue uma concepção errônea, imediatamente um círculo vicioso se ativa:

ppt17DC.pptm [Salvo automaticamente]

A incapacidade ou dificuldade de nos afirmarmos de forma saudável é um resultado direto do fato de escondermos a corrente compulsória: “você deve”!

Quanto mais forte o “deve”, secretamente e internamente lançado aos outros, mais desativamos nossos próprios poderes, e mais paralisados e inativos nos tornamos no corpo, na alma e na mente.

PARA REORIENTAR AS FORÇAS DA ALMA

  1. Esteja disposto(a) a se desapegar daquilo a que se prende fortemente. Isso não pode ser imposto a alguém que não se conscientizou da própria dependência;
  2. Esteja disposto(a) a deixar de lado a racionalização;
  3. Pergunte-se: O que quero do outro, onde estou preso(a), ressentido(a), fraco(a), incapaz de ser quem sou?
  4. Libere as emoções negativas de acordo com o método deste caminho;
  5. Desligue-se da pessoa ou pessoas específicas de quem espera sua satisfação e que, precisamente por isso, ao mesmo tempo lhe desperta ressentimento.

INFINITAS POSSIBILIDADES

“Vocês irão então vivenciar uma nova força resistente que emana de vocês, que subitamente soluciona problemas aparentemente insolúveis. Vocês passarão a ser livres quando derem liberdade. Somente quando souberem perder no nível do ego, onde podem empregar força, poderão ganhar ou vencer no nível da criação e do poder para construir uma boa vida”.

E O RESULTADO SERÁ:

  • Não mais nos trairmos, nem nos rebaixarmos;
  • Descobriremos defesas verdadeiras contra o abuso;
  • Descobriremos “direitos” cada vez maiores de termos prazer e felicidade, que podemos transformar em satisfação;
  • Possibilidades que nunca imaginamos que pudessem existir;
  • Vamos parar de sabotar os processos espontâneos e aprenderemos a confiar neles. Isso dará início a uma vida rica e uma segurança, realmente celestiais;
  • Ao nos libertamos e soltarmos as compulsões internas, vivenciaremos a beleza de relacionamentos livres, não forçados

Experimente afirmar: Eu deliberadamente busco meu eu interior e intenciono eliminar essa fraqueza em mim, que me amarra e atrasa minha vida, pois sei que ao encarar a fraqueza e a dependência, com a corrente que diz que o outros “devem”, também poderei encarar a força, a beleza, e todos os potenciais que existem em mim, de um modo que ainda não posso sequer imaginar.

Fonte Palestra do Pathwork 157 – Infinitas possibilidades de experiências prejudicadas pela dependência emocional

Dê sua opinião sobre esse tema e fique à vontade para compartilhar!!

4 Comments

  1. Dione Martins da Silva

    Fernanda, agradeço pelo consistente resumo da Pw 157. Sou Facilitadora de Grupos de Pathwork e, pela segunda vez, recorro a sua síntese, que está muito bem estruturada. Gratidão.

  2. MATHEUS ALMEIDA DUARTE

    Achei muito válido, ainda mais com meu modo de pensar que em muitas vezes tende pro lado negativo das coisas. O lado da dependência também se encaixou muito no dia a dia, difícil mas não impossível tentar lidar com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?